quinta-feira, 25 de junho de 2009

homem Funcional









Eu vou estudar, vou passar na faculdade, conseguir um bom emprego, talvez casar, tentar juntar um dinheiro pra morar no bairro ao lado, comprar o carro do ano....ou simplesmente me lixar pro estudo, que é coisa de cuzão e trair minha namorada sempre que possível, porque o bagulho é furar as cocotas”; viver, procriar e morrer.


No passado a capacidade de ler e escrever era dotada apenas por pessoas ilustradas e de um poder social mais elevado, porém na contemporaneidade a alfabetização foi sendo difundida cada vez mais entre outras camadas da população. Essa difusão acabou por gerar outro nível de pessoas alfabetizadas, que seriam aquelas capazes de ler e escrever, contudo, não dotadas da capacidade de interpretar um texto: os analfabetos funcionais. O motivo do fenômeno se caracteriza não pela incapacidade das pessoas, porém pela forma que a didática é apresentada a elas, que apenas os enquadra num sistema onde não é necessária sua compreensão literária.


Então desocupado leitor desse blog safado, acho que já deu pra sacar o motivo desse post, não que o título seja autoexplicativo, mas ja ficou meio obvio o que seria esse Homem Funcional.


Como assim, garoto esquisito que tem tara por nudez?!?! Analisando o homem bruscamente, sua essência é o romance pelas coisas que o rodeiam, romance tal que parte de uma reflexão, crítica ou não, de seu próprio conhecimento de mundo. Então o humano funcional, seria aquela criatura que vive incapaz de analisar o mundo que a envolve. Mais especificamente, quem seria esse homem? A resposta é obvia meu amigo, eu e você, a cada momento que tomamos atitudes, concepções e ideologias enlatadas, sem a devida reflexão sobre esses assuntos. Simples amigo, olhe na rua e poderá assistir nitidamente exemplos latentes de homens funcionais, o professor de Geografia com a mente quadrada sobre o certo e errado, o playboy pegador, o nerd que ostenta superioridade por suas notas, seu vizinho punheteiro, o garoto cult que escreve blogs, entre milhares de outros.


É meu amigo, já atingiu a nós também, todo esse padrão de estética importado pela Europa/EUA, toda essa ostentação consumista, toda nossa sociedade girando em torno de valores que são colocados a força em nossa mente. Acreditamos num mundo pequeno, que é a nossa própria vida, porém nem para ela somos capazes de parar e analisarmos.


Dia após dia mais homens funcionais estão sendo produzidos, corra enquanto há tempo, ou mergulhe de cabeça!

3 comentários:

Renan Sparrow disse...

Não sei o que você fez com o verdadeiro "Jonas F." , continue assim!! Belo post! Belíssimo por sinal!

"os analfabetos funcionais"

Anônimo disse...

é é, bem legal, nunca imaginei essas palavras cultas saindo da sua cabeça, Jonas. Eu jurava que vc só conhecia as palavras: VM, sexo, nu e masturbação.

Marco. disse...

hahahhaha boa nashata! só faltou a "palavra" : "discovery home & health"!